segunda-feira, outubro 01, 2007

2500 pessoas vão participar no cortejo...Tradição renascida!

Romaria extinta há 60 anos recriada hoje

O convento dos Capuchos, em Almada, acolhe hoje o Círio de Nossa Senhora do Cabo Espichel, uma romaria extinta há 60 anos, recriada numa parceria entre cinco freguesias do concelho.

Cerca de 2.500 pessoas, vestidas em traje de época, são esperadas na participação do cortejo, que parte de cinco freguesias de Almada: Caparica, Charneca de Caparica, Costa de Caparica, Trafaria e Sobreda de Caparica, adiantou à agência Lusa a responsável pelo pelouro da Acção Social na Junta de Freguesia da Charneca.

De acordo com Célia Morais a iniciativa deverá ainda “apelar à participação de pessoas fora do cortejo, que terão interesse em acompanhar a festa no Convento dos Capuchos”.Cavalos, charretes e carros antigos completam a romaria, que se inicia às 9h00 nas respectivas freguesias, estando o encontro nos Capuchos marcado para o meio-dia.

A organização da iniciativa partiu da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica que viu nesta romaria “a oportunidade de relembrar tradições antigas e animar os idosos da freguesia”. Apesar de, antigamente, a reunião dos peregrinos não se realizar nos Capuchos (mas sim no Cabo Espichel), “as gentes da Caparica ainda relembram a passagem dos peregrinos por aqui”. No entanto, a impossibilidade da romaria seguir de Almada até ao Cabo Espichel a pé ditou a realização do convívio nos Capuchos, uma zona sensivelmente central em relação ás freguesias participantes.


Caminhos mais antigos

Além das cinco freguesias envolvidas, o evento conta ainda com a participação monetária da Câmara Municipal de Almada e da Costa Azul, além da colaboração dos párocos das freguesias, Bombeiros Voluntários e GNR. “Os percursos percorrem os caminhos mais antigos das freguesias e pretendem dar um cunho ritualizado e demonstrativo do que seria esta romagem à Nossa Senhora do Cabo, aqui direccionada para o Convento dos Capuchos”, revelou Célia Morais. Os custos da realização de uma festa deste género não foram ainda contabilizados, de acordo com a responsável pela Acção Social, apesar de Célia Morais adiantar que “esta festa requer alguma disponibilidade financeira por parte de todos”.



Programa

Livro e DVD
Hoje, além da romaria e posterior missa campal junto ao Convento dos Capuchos, o evento conta ainda com um almoço convívio que deverá juntar vários milhares de pessoas, entre participantes no cortejo e populares que já se inscreveram. Para além disso, está ainda programado o lançamento de um DVD e de um livro comemorativos e com a actuação de um rancho folclórico local.


Fonte

Sem comentários: