terça-feira, outubro 30, 2007

Lousã: Terra de Tradições

(clicar nas imagens para aumentar)





Feira da Castanha e do Mel Da Lousã



- Lousã -


Realiza-se na Lousã, no 1º ou 2º fim de semana de Novembro, sempre antecedendo o S. Martinho.
É uma Feira de Mel certificado e não certificado dos Concelhos que integram a Região Demarcada de Mel de Montanha da Serra da Lousã.
É uma Feira de Castanha, procurando-se promover o aproveitamento e rentabilização dos Castanheiros da Serra da Lousã.



Tem também uma vertente de venda de produtos derivados do mel (aguardentes, licores, velas de cera, etc.) e da castanha (doçaria) e uma importante vertente gastronómica.



A Feira está, ainda, aberta a organizações ambientalistas e de actividades de ar livre (ex. QUERCUS, FAPAS, CNE), aos estabelecimentos de ensino e a todos quanto tenham alguma ligação a estas temáticas (empresas de reciclagem, Serviços Florestais, etc.).




Onde Passear:



O destino que obrigatoriamente se nos impõe de seguida, é a Serra da da Lousã com as suas Aldeias Típicas em Xisto.



Indo pela Estrada em direcção a Castanheira de Pêra (EN 236), deparamos com a Aldeia Serrana do Candal, com o seu pitoresco casario em Xisto, a 10 Km da Vila da Lousã.



Depois pode seguir-se até ao Alto do Trevim, ponto mais alto da Serra da Lousã (1204 m/alt.), onde se fica extasiado com o que a vista alcança.



Outra das alternativas, é ir até à "Catraia da Ti Joaquina", local onde existe uma placa com indicação para Cacilhas, iniciando assim o percurso de volta à Lousã pela Estrada Florestal.



Descendo pela Estrada Florestal somos presenteados por um conjunto de Aldeias Serranas em Xisto e por uma Serra Verdejante riquíssima em Fauna e Flora.



É também possível desfrutar dos prazeres de uma caminhada desde o Castelo até às Aldeias Serranas do Talasnal e do Casal Novo, bastando para isso que disponha de cerca de 3 horas e de um calçado confortável.



Gastronomia:


A gastronomia tradicional é típicamente Lousanense, pode ser vista e consultada no nosso "Roteiro de Gastronomia", disponível na Biblioteca Municipal da Lousã, ou no nosso Posto de Turismo. No entanto as Migas de Bacalhau, o Cabrito Assado, assim como a Chanfana e a Tijelada, são embaixadores da nossa genuína gastronomia tradicional.

Sem comentários: