sábado, setembro 08, 2007

Mega feijoada de choco enche Zona Ribeirinha de Alvor

Rancho do Calvário animou Festa da Partilha em Alvor

«A feijoada de choco de Alvor é deliciosa», dizia Quiqui, como é conhecida na vila de Alvor. Ela e centenas de outras pessoas provaram, na quinta-feira, a mega feijoada de choco na Zona Ribeirinha de Alvor, junto à antiga lota.

Tratou-se da «Festa da Partilha», uma iniciativa da Confraria de Gastrónomos do Algarve, que contou com o apoio da Câmara de Portimão e da Junta de Freguesia de Alvor, e que se assume como um «acto de solidariedade e de evocação dos valores algarvios, nomeadamente a generosidade e partilha dos bens».

Centenas de pessoas provaram cerca de 350 quilos do manjar, servidos em clima de festa ao som do Rancho Folclórico do Calvário. 300 quilos de choco, 80 quilos de arroz, 120 de feijão, 18 de tomate, 10 litros de azeite, seis quilos de sal e 60 de batata-doce foram alguns dos ingredientes essenciais para preparar a «Feijoada de Chocos à Confrade».

Começou a ser preparada às 7 horas da manhã, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, sob o olhar atento do Chefe Leandro, contando com a participação da Associação dos Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve e de voluntários.

A Confraria de Gastrónomos do Algarve foi constituída em 9 de Setembro de 2005 e que tem como objectivos promover a investigação do património gastronómico nos seus múltiplos aspectos, receituário, arte e técnica dos produtos regionais, contribuir para a elaboração de uma carta gastronómica, bem como defender e divulgar a autenticidade da gastronomia regional sem, no entanto, reprimir a sua evolução natural.



Ver Fotos »

Sem comentários: