sábado, outubro 28, 2006

O PS equaciona a resolução democrática do aborto no Parlamento. [...] Antes de ouvir os portugueses, o PS já sabe a opinião dos portugueses.

Eu sou fundamentalista e então...vão-me calar?! [forum nacional, o nosso canto de liberdade]

A persistência do aborto




Carlos Marques de Almeida(mestrado em ciência politica)



É o regresso do filho pródigo. Passados oito anos de incúria, esquecimento ou puro desleixo, eis que o aborto invade a agenda política com o argumento clássico da “necessidade urgente”.


Durante oito anos não se avançou como uma política, uma iniciativa ou um pequeno gesto que fosse. Um observador cínico diria que se fez um compasso de espera para criar espaço e oportunidade para um novo referendo. A democracia tem este encanto muito especial – podemos votar sempre, e sempre, e mais uma vez, até que o resultado esteja de acordo com as “legítimas” expectativas.


Em Portugal, a discussão sobre o aborto é uma encenação política. Ninguém estará preocupado com o “destino da mulher”, com o “futuro do feto” ou com a “justiça de uma causa”. Tudo se resume à oportunidade, à urgência e ao cálculo político.


Nesta interessante conjuntura, vejamos a urgência. De acordo com uma sondagem recente, 43% dos portugueses não revela a mais ínfima intenção de participar no referendo. E 21% ainda hesita, não no sentido do voto, mas na importância da participação. Na perspectiva de algumas interpretações, estes dados apenas demonstram a “irrelevância da instituição do referendo”. Nenhuma conclusão deverá ser retirada a propósito da “matéria referendada”.


Vejamos o cálculo político. O PS prefere a convocação do referendo para Janeiro. Deste modo se evitará a tendência de “crescimento” do voto “negativo”. Com a vitória em Janeiro, o primeiro-ministro receberia o tão desejado e necessário “certificado de esquerda”. Já o CDS/PP prefere o referendo na Primavera. Neste espaço de tempo será possível organizar e mobilizar os “movimentos pró-vida”. Mas com a ausência anunciada do PSD, o presidente do CDS/PP vê no referendo a oportunidade para reforçar a sua imagem como defensor do “não” e líder da Direita.

A vitória do “não” seria o “suplemento de alma” de um líder acossado, reforçando a sua “legitimidade” no confronto com os adversários internos.



Ainda a propósito do cálculo político. O PS equaciona a democrática possibilidade de “resolver a questão do aborto no Parlamento”, isto se o resultado do referendo for não vinculativo. Ou seja, antes de ouvir a opinião dos portugueses, o PS já sabe a opinião dos portugueses.



Mas a questão do aborto não se resume ao predomínio de uma ética individual. Nem ao domínio de uma moral religiosa. Nem à afirmação de um preconceito progressista. A questão do aborto remete-nos para uma dimensão política por excelência – numa sociedade civilizada, em que os extremos devem ser evitados, não deverá o Estado proteger toda e qualquer promessa de vida? Este será um debate interessante.



Mas não será o debate que temos. Em Portugal, a agressividade, o autoritarismo, o populismo e a intolerância dominam o debate sobre o aborto.



Quem discorda da solução “progressista”, só poderá ser um “fundamentalista”. E um hipócrita que deve ser objecto de todas as denúncias e de todas as pressões. O “novo fascismo” não deixa de nos surpreender.


NaturezaDasCoisas@gmail.com









TIR - Terra Identidade Resistência :


Foto da manif anti-aborto em frente ao parlamento

2 comentários:

Anónimo disse...

Ò minha grande puta tu sabes lá o que é ter filhos cria-los,educa-los tirar da boca para lhes dar de comer, já perguntaste à tua mãe o que lhe custou ter filhos? que idade tens? Se calhar és uma mal fodida despeitada e queres foder as outras com uma carrada de filhos, tens dinheiro para ires fazer abortos em Espanha e assim passas por santinha do pau oco. És preta pois só as pretas têm filhos sem parar. Vai para a tua terra preta do ca....... porque eu tenho 5 filhos que me custaram muito a criar e felismente fiz três abortos, senão já estás a ver quantos eram. Não te incomoda ver crianças com fome e maltratadas,violadas minha vaca doida, viras cara ? È para isso que as queres trazer ao mundo, minha filha da puta, é para o teu homem as violar católica de merda
Olha, preta filha da puta vai para a tua terra porque aqui as mulheres são espertas não vão atras do conto do vigário, e leva contigo atua carrada de filhos estamos fartos de pretos na Europa, se tivessesfeito abortos isto não acontecia minha mula.

Sou peixeira e tive de pedir ao meu filho para mefazer isto quandovieres ao mercado levas com um peixe nas ventaspara ver se aprendes porque eu conheço-te bagulho.

Anónimo disse...

Não adiantou nada aquilo que escreveste nem o que escreves por todo o lado. E, não leves o gato. Que não tem culpa nenhuma de tu seres falsa, demagógica, hipócrita, pois só uma mulher com estes defeitos é que está contra as suas irmãs de luta pela defesa do seu corpo e da sua vida.

Deixa-te de merdas e assume-te o mau carácter que és em vez de andares para aqui a querer passar-te por aquilo que não és.

Só um burro é que não te percebe. A peixeira tem razão é a voz do povo que te fala abertamente e não se esconde atrás da política para dar a sua opinião.

Quanto a não teres filhos isso é porque és muito sabida. Porque se fosses menina ingénua, que acredita no besta do macho já os tinhas às toneladas. Mas claro, sempre podes ir a Espanha.

Meninas digo mulheres como tu sabem muito. A gente sabe como é e com quem lida.

Olha eu não sou peixeira e ainda não fiz abortos mas vou votar a favor do aborto porque ninguém tem o direito de mandar em ninguém.

E tu amostra de gente vê se te tocas de uma vez por todas e não andes a enganar ninguém armada em gente fina e pura.

Viva a peixeira que diz o que pensa e pensa bem

Quanto a ti o melhor é ver se aprendes a sentir a dor humana hipócrita de merda. Suja! Suja! e mais suja!

Já te topei à muito tempo. Nojenta. Vai fazer queixa à Eva Braun. Ora vai lá a ver se eu tenho medo. E, já agora. vê se ficas por lá para não contaminares tanto o ar. MENTIROSA!

Eu conheço-te porca de um raio!