domingo, outubro 01, 2006


Faro é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Faro, da região, subregião e ainda da antiga província do Algarve, com cerca de 41 300 habitantes.É sede de um município com 201,31 km² de área e 58 051 habitantes (2001), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte e oeste pelo município de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul tem costa no Oceano Atlântico.

PATRIMÓNIO

Palácio de Estói


O Palácio de Estói, é um pastiche rococó, em Faro, Portugal, único na região.
O palácio foi ideia de um nobre local que morreu pouco depois do ínicio da construção em meados dos anos de 1840. Outra personalidade local adquiriu o palácio e completou-o em 1909. Foi feito visconde de Estói graças ao dinheiro e esforços que despendeu na sua construção. O trabalho foi dirigido pelo arquitecto Domingos da Silva Meira, cujo interesse pela escultura é evidente. O interior do palácio, em pastel e estuque, está a ser restaurado e irá ser uma pousada.


O palácio tem também uns jardins com laranjeiras e palmeiras, que condizem com o seu alegre estilo rococó. O terraço inferior exibe um pavilhão e azulejos azuis e brancos, a Casa da Cascata, no interior da qual se encontra uma cópia das Três Graças, de Canova. O terraço superior , o Patamar da Casa do Presépio, tem um grande pavilhão com vitrais, fontes decoradas com ninfas e nichos em azulejos.


O palácio foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1977.
Em 2006 as «Preguiças», duas esculturas femininas de tamanho real, importadas de Itália, de incalculável valor, com 200 quilos cada uma, foram furtadas do palácio [algarvealgarvio]. As esculturas eram o «ex-libris» dos jardins do paço.

Ruinas de Estói

Ruínas romanas de Milreu

Faro, capital administrativa da Província do Algarve, encontra-se situada no coração da Ria Formosa.


Através dos seus monumentos, pode verificar-se as sucessivas evoluções a que a cidade de Faro esteve sujeita ao longo dos séculos desde o período romano, tempo em que se assumiu como um dos mais importantes centros urbanos do sul da península ibérica.


A chamada Vila Adentro, o mais antigo centro histórico de Faro reúne alguns dos seus mais significativos valores do património cultural, nomeadamente a Sé Catedral, o Convento de Nossa Senhora da Assunção, o Arco do Repouso - onde D. Afonso III descansou - e o Paço e Seminário Episcopal.


As casas caiadas de branco com seus telhados característicos, os arcos e as ruas estreitas são pormenores de definem a antiguidade da capital algarvia.Conhecer o concelho de Faro passa por descobrir algumas localidades próximas da capital, designadamente a aldeia da Conceição e a sua igreja quinhentista, Santa Bárbara de Nexe na encosta do serro fazendo a transição para o barrocal algarvio com as suas casas brancas, e a aldeia de Estoi, envolta por jardins de estilo barroco, onde se situam o Palácio e as Ruínas do Milreu - antiga cidade Ossónoba.


O Aeroporto Internacional de Faro é a característica mais moderna que o concelho de Faro apresenta, constituindo o elo de ligação do mundo turístico com o Algarve, onde desembarcam todos os anos, durante a época de veraneio, cerca de dois milhões de visitantes oriundos dos mais diversos recantos do mundo.


Para uma férias aprazíveis, Faro oferece-lhe umas maravilhosas e tranquilas ilhas situadas no seio da Ria Formosa cujo acesso só pode ser feito de barco, ou ainda as que se situam para lá do cordão dunar que separa o Atlântico desta Reserva Natural, designadamente a Praia de Faro cujo acesso é muito fácil, feito através de uma ponte que atravessa a canal principal da Ria.


Gastronomicamente, Faro oferece-lhe deliciosos bivalves - amêijoas e conquilhas -, uma Sopa de Peixe típica, o peixe assado, o apetitoso Arroz de Lingueirão, a Cataplana de Tamboril ou de Marisco e uns Choquinhos fritos com tinta, coisa deliciosa e muito apreciada por toda a gente.


Delegação Regional da Cultura do Algarve

Edificios e Monumentos Cónios

Sem comentários: