terça-feira, julho 24, 2007

Retomemos Aos Tempos Medievais...

























Feira Medieval de Silves

09 a 15 de Agosto 2007


Os séculos XI, XII e XIII representaram para a cidade de Silves alterações profundas na sua constituição política, social e económica, transformando-a numa urbe.

Em 1189, cruzados em trânsito para a Terra Santa são incitados por D. Sancho I a conquistar a cidade. Silves cai em poder cristão, após prolongado e duro cerco e duradoura estiagem.

Ainda no século XII (1191), apenas dois anos volvidos, Silves, volta novamente às mãos dos povos muçulmanos. Mais tarde, é reconquistada definitivamente, aquando tropas comandadas por D. Paio Peres Correia assolavam as principais fortalezas do Algarve e em 1255 integra a Coroa Portuguesa. Após esta decisiva conquista a urbe é pertença de D. Afonso X, o rei de Castela que após assinatura do tratado de Badajoz, a oferta a seu neto D. Diniz.



Reviver o esplendor dos séculos XI, XII e XIII na Feira Medieval é mais do que uma simples interpretação da história escrita, é acima de tudo o entendimento e entrosamento dessa história no contexto único de mistura de gentes, credos, religiões, hábitos e cultura, períodos da guerra e fome e períodos de paz e de ostentação e riqueza.

Nos sete dias em que decorre a Feira Medieval de Silves, 9 a 15 de Agosto, vamos contar proféticas histórias, reviver o modus vivendi destes povos, num cenário único onde o legado de quem por aqui passou é visível no património existente. Vamos num ambiente próprio recuar no tempo em que os mercados aconteciam diariamente nas ruas, as leis eram apregoadas, os vilões açoitados publicamente e os mendigos recebiam a misericórdia, misturados com malabaristas, contadores de histórias e outras artes.

À semelhança de outros tempos também haverá mercadorias importadas, das terras longínquas, sedas, louças decoradas, pratas, pedras raras e objectos a fim. A Câmara Municipal de Silves, ao organizar este evento convida-o a uma participação única e inesquecível, permitindo-lhe trajar roupa da época e tornar-se um personagem da nossa história. Convidamo-lo a vir, com a família, com os amigos e descobrir em Silves… uma história interminável.

Sem comentários: