segunda-feira, março 05, 2007

Nacional-Socialistas incomodam e muito corja esquerdista e capitalista

Manifestação na Alemanha contra centro de formação neonazi

Cerca de duas mil pessoas manifestaram-se hoje à tarde em Gonzerath, uma pequena aldeia na Alemanha ocidental, contra o projecto do partido neonazi NPD de implantar nesta comuna um centro de formação para os seus quadros.


Gritando “Não ao centro nazi, nem em Gonzerath nem em lado nenhum”, e “Fora os nazis”, os manifestantes, que respondiam a um apelo de vários partidos e organizações de esquerda, desfilaram através da aldeia, enquadrados por uma forte presença policial.

Enquanto os manifestantes agitavam cartazes proclamando “Q ue os nazis vão para a Lua, aí não vive ninguém”, os membros do NPD, entrincheirados na antiga escola da aldeia, que alugaram para aí instalarem o seu centro de formação, tinham desfralda na fachada do edifício uma bandeira onde se podia ler “A Europa para os europeus, não à entrada da Turquia na UE”.

Ajuntamento também junto ao maior cemitério militar da época

Por outro lado, cerca de 150 neonazis reuniram-se pacificamente na mesma altura em Halbe, uma pequena localidade da ex-RDA cerca de 50 km a sul de Berlim.

Em Halbe são frequentes os ajuntamentos extremistas, devido à presença nesta área do maior cemitério militar do Exército da época nazi, que tem 25 mil sepulturas, entre as quais as de muitos SS.

O ajuntamento, que não foi autorizado a chegar muito próximo do cemitério, foi alvo de uma contramanifestação de uma centena de pessoas.Tinham sido mobilizados cerca de 1200 polícias para evitar qualquer incidente entre os dois grupos.


in Público

Sem comentários: