quinta-feira, junho 28, 2007

O Nascer do Dia! O Nascimento do Novo Sol

Vila Nova de Foz Côa celebra solstício de Verão com rituais celtas ao Deus Sol


O Verão é recebido hoje no concelho de Vila Nova de Foz Côa com a Festa do Solstício, marcada para um templo solar no lugar dos Tambores, na freguesia de Chãs.

Segundo Jorge Trabulo Marques, da comissão organizadora, "o dia mais longo do ano vai ser celebrado com uma cerimónia mística, com início às 20h00, que evocará sacrifícios e rituais celtas, num momento carregado de significado".

"No local onde em tempos ancestrais os homens louvavam o Deus Sol e ofereciam os seus sacrifícios, serão repetidos gestos, cânticos e orações às forças da natureza", explicou.

O momento evocativo do solstício do Verão acontecerá pelas 20h40, num local onde existe um antigo altar de pedra e um megálito (construção pré-histórica de significado desconhecido, feita de grandes pedras) com três metros de diâmetro que se assemelha a uma enorme réplica da esfera terrestre.

Cinco minutos depois acontecerá o pôr-do-sol e "o alinhamento sagrado", altura em que os participantes poderão testemunhar a passagem dos raios solares sobre o eixo da Pedra do Solstício, "num acto de grande simbolismo histórico e místico", explicou Jorge Trabulo Marques.

O momento alto da celebração será antecedido da leitura de poemas de inspiração celta, recitados por Paulo Marinho e Jorge Carvalho, acompanhados ao som da viola de arco pelo actor e músico João Castro, que tocará uma ária de Bach.

O local onde vai ser comemorado o solstício de Verão fica a curta distância do Santuário Rupestre da Cabeleira de Nossa Senhora, onde foi festejado o equinócio da Primavera, no dia 21 de Março.

Os dois templos solares — Pedra do Sol ou Pedra do Solstício e o Santuário Rupestre da Cabeleira de Nossa Senhora — situam-se na área do Parque Arqueológico do Vale do Côa, cujos núcleos de gravuras rupestres estão classificados pela UNESCO como Património Mundial desde Dezembro de 1998.